A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Segurança e em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nesta segunda-feira (11) uma roda de conversa lúdica sobre o “Agosto Lilás” com os participantes do Projeto Tempo Feliz.
A ação contou com a participação especial da personagem “Violeta”, fantoche educativo manuseado pela educadora Adriana Alves Ferreira, que ajudou a abordar o tema de forma leve e interativa.
O prefeito Lucas Sia (PL) reforçou que falar sobre violência contra a mulher precisa ser um compromisso constante do poder público. "Essa conscientização deve acontecer em todas as idades e espaços. Ao levar esse diálogo para os idosos do Projeto Tempo Feliz, mostramos que todos podem ser agentes na prevenção e no combate à violência doméstica",
O encontro teve como objetivo conscientizar sobre a importância da proteção às mulheres e do combate à violência doméstica, em alusão à campanha nacional "Agosto Lilás". Durante a atividade, o subinspetor Arnaldo e o corregedor da Guarda Civil Municipal (GCM), Ortiz, esclareceram dúvidas dos participantes e falaram sobre temas como a Lei Maria da Penha, medidas protetivas e o funcionamento do aplicativo "Botão do Pânico".
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zezé Hunglaub, destacou a relevância do engajamento coletivo nessa pauta.
"É essencial que a sociedade se una na luta contra a violência doméstica e no respeito aos direitos das mulheres. Precisamos construir, juntos, uma sociedade mais igualitária e justa", afirmou.
AGOSTO LILÁS E TEMPO FELIZ
O Agosto Lilás é uma campanha de conscientização que marca o mês de promulgação da Lei Maria da Penha (7 de agosto de 2006). A ação busca orientar a população sobre medidas que podem ser adotadas em casos de violência doméstica, divulgar os órgãos de apoio e incentivar o uso dos canais de denúncia.
O Projeto Tempo Feliz é desenvolvido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Sob responsabilidade da pedagoga e educadora social Evalda Maria Santiago Pereira, o programa atende atualmente 30 idosos em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atividades recreativas, culturais e de integração.

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Artur Nogueira