Fiscalização do Saean executa 1.775 serviços e combate 8 fraudes em julho

O setor de Fiscalização do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) manteve ritmo intenso em julho de 2025, com 1.775 ordens de serviço executadas. O trabalho incluiu vistorias, substituições de hidrômetros, notificações e cortes de ramal.

Do total, 196 ordens foram canceladas por impossibilidade de execução, como ausência do morador ou irregularidades na caixa padrão. Mesmo nesses casos, as equipes compareceram ao local para registro e orientação.

Durante o mês, foram identificadas 8 fraudes, todas registradas com termo de ocorrência para aplicação de multa, sendo que duas delas foram localizadas pela equipe de manutenção. O Saean lembra que fraudar o sistema é crime, passível de multa e de processo por furto de água, conforme prevê a legislação.

O balanço ainda registra 15 processos de revisão de fatura (11 deferidos e 4 indeferidos), 8 cortes de ramal por inadimplência e 364 notificações de adequação de cavalete, das quais 100 foram canceladas por estarem fora do padrão.

Segundo a presidente Gabriela Montoya, a fiscalização garante a integridade do sistema e o uso justo da água. “Nosso trabalho é proteger o abastecimento e orientar para que todos utilizem a rede de forma correta e dentro das normas.”

 

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Artur Nogueira

0%