No próximo domingo (16), Artur Nogueira sediará o 1º Encontro de Bandas Musicais. O evento faz parte da agenda especial em comemoração aos 100 anos da Corporação Musical 24 de Junho, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura & Turismo.
Além de diversas apresentações musicais, haverá um momento especial para o município com a cerimônia oficial de tombamento da Corporação como patrimônio histórico. O evento conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura & Turismo.
A programação terá início às 9h, ao lado do prédio da instituição (Rua Rui Barbosa). A titular da pasta, Ieda Ribeiro, convida toda a população para prestigiar as bandas que virão, e reforça que o evento é gratuito e aberto ao público.
Bandas confirmadas
– Banda Lyra Itapirense: Maestro Mauricio Perina – Banda Lyra Mojimiriana: Maestro Dailton César Lopes – Banda Sinfônica Jovem da Corporação Musical Marcos Vedovello de Mogi Guaçu: Maestro Benedito de Carvalho – Banda Nico de Faveri da Corporação Musical 24 de Junho: Maestro Ricardo Michelino e Maestro Matheus Nicolas dos Santos
COMO TUDO COMEÇOU
A Corporação Musical 24 de Junho existe antes mesmo do município de Artur Nogueira. Há 100 anos, houve uma iniciativa do benfeitor Daniel Cesário de Andrade, que não era músico, mas acreditava na importância da existência de uma Banda Musical em cada localidade.
A Banda, portanto, nasceu aqui e foi conduzida por inúmeros moradores do município; dentre eles, destaca-se o querido e saudoso Sr. Nico de Fáveri, que permaneceu na Corporação por mais de 50 anos, sendo um grande incentivador para a criação e avanço do Projeto Retreta. O Coreto da cidade, inclusive, hoje leva o nome do senhor Nico, após uma indicação do maestro Ricardo Michelino.
Entre 2009 e 2010, o Projeto Retreta nasceu como um dos frutos da Corporação. Ele foi pensado e idealizado pelo maestro Ricardo Michelino e hoje atende, de forma gratuita, mais de 3 mil alunos – tanto na sede, quanto nas Escolas Municipais.
O prefeito Lucas Sia parabeniza a Corporação e todos os músicos que fizeram e ainda fazem parte dessa história. “O centenário é, com toda certeza, um marco para a nossa cidade. Uma banda que começou pequena, cresceu e alcançou centenas de pessoas! É lindo ver quantos frutos foram produzidos ao longo de todos esses anos, e um privilégio participar desse momento histórico”, exclama.
100 ANOS: PROGRAMAÇÃO COMPLETA
1º Encontro de Bandas Musicais e tombamento da Corporação Musical 24 de Junho Data: 16 de junho (domingo) Horário: a partir das 9h Local: ao lado da sede da Corporação (Rua Rui Barbosa, Centro)
Arraiá Sinfônico Grande show da Orquestra Sinfônica Jovem com participação de referências do sertanejo Data: 24 de junho (segunda-feira) Horário: a partir das 19h Local: Balneário Municipal
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Artur Nogueira