A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nesta sexta-feira (29) a cerimônia de premiação do 1º Concurso de Redação e Desenho sobre o combate ao trabalho infantil.
A iniciativa inédita, desenvolvida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Artur Nogueira (Acean), envolveu crianças e adolescentes atendidos por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) - como Iefan e Casa do Caminho - e também estudantes da rede estadual de ensino.
Durante o concurso, os participantes puderam refletir sobre os prejuízos que o trabalho infantil causa ao desenvolvimento físico, emocional e social, expressando suas ideias por meio de desenhos e textos.
"Nosso compromisso é garantir que cada criança tenha a oportunidade de viver a infância como deve ser: com sonhos, educação, lazer e proteção. O combate ao trabalho infantil é uma luta constante da nossa gestão, para que todas as crianças de Artur Nogueira tenham seus direitos respeitados e possam crescer com dignidade", afirmou o prefeito Lucas Sia (PL).
PREMIAÇÕES
As produções vencedoras foram premiadas com vales-compras doados pela Acean, como forma de incentivo ao talento e à criatividade dos jovens. O presidente da entidade, João Francisco Conde, esteve presente representando o comércio local e reforçando o apoio da associação à causa. O concurso, por sua vez, é uma iniciativa do Creas - representado pela coordenadora Elisete Gonçalves.
Os vencedores foram:
-Desenho: 1º lugar Melissa (Casa do Caminho); 2º lugar Ana Júlia (Casa do Caminho); 3º lugar Stella (Iefan).
-Redação até 8 anos: 1º lugar Ketelin (Iefan); 2º lugar João Pedro (Iefan); 3º lugar João Vitor (Iefan).
-Redação até 9º ano – E.E. João Baptista Gazzola: 1º lugar Isadora; 2º lugar Yasmin; 3º lugar Melissa.
Nem todas as crianças vencedoras puderam estar presentes devido ao turno escolar, mas foram representadas pelos colegas. Os prêmios serão entregues posteriormente para quem não pôde comparecer.
Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zezé Hunglaub, a ação simboliza muito mais que um concurso: é um ato de conscientização coletiva. "Cada desenho e redação traz a voz de uma criança que sabe da importância de ter seus direitos respeitados. É um alerta para toda a sociedade de que precisamos proteger nossas crianças e adolescentes de qualquer forma de exploração", destacou a secretária.
Também participaram do evento: Fernanda Maciel, assistente social da Iefan; Paula Olanda, vice-presidente da Iefan; Cláudia Carneiro, assistente social da Casa do Caminho; Tereza Fernandes, assistente social da Vigilância Social; além da diretora da Escola Gazzola, Roberta Marsola, e da professora de português Evandra, que acompanharam os alunos participantes.
O evento integra as ações municipais de enfrentamento ao trabalho infantil, cuja data de combate é celebrada mundialmente em 12 de junho, estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e instituída no Brasil pela Lei n.º 11.542/2007.









Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Artur Nogueira